quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Microsoft vence Google e paga US$ 240 mi por 1,6% do Facebook

A Microsoft vai desembolsar US$ 240 milhões (cerca de R$ 433 milhões) por uma participação de 1,6% no site de relacionamentos Facebook. Com isso, a companhia de Bill Gates venceu a competição contra o líder mundial de buscas de internet, o Google, que também estava interessado no negócio.

O acordo foi anunciado nesta quarta-feira (24), depois de várias semanas de negociação por uma fatia do Facebook, um dos sites de relacionamentos que mais cresce na internet e vem assustando líderes do segmento, como MySpace e Orkut.

Atualmente, o Facebook tem valor de mercado de cerca de US$ 15 bilhões (R$ 27 bilhões)
--menos de quatro anos após ser criado por Mark Zuckerberg, então aluno de Harvard, em um dormitório da universidade.

No ano passado, o Facebook recusou uma oferta de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 1,8 bilhão) do Yahoo pela compra do site.

Expansão

Pelos termos do acordo, a Microsoft será a única plataforma de publicidade do Facebook.

A companhia de Bill Gates já tem um acordo para vender publicidade on-line pelo site nos Estados Unidos e, como parte do novo acordo, vai vender o serviço internacionalmente.

"Fazer esse investimento e expandir a parceria vai fazer com que a Microsoft e o Facebook estejam mais preparados para aproveitar as oportunidades do mercado de publicidade em todo o mundo", afirma Kevin Johnson, presidente da divisão de plataformas e serviços da Microsoft, em comunicado.

Injeção

A verba vinda da Microsoft será utilizada para financiar o ambicioso projeto de expansão do Facebook, enquanto o site de relacionamentos não abre seu capital.

Zuckerberg, de 23 anos, tem afirmado que gostaria de esperar para fazer uma oferta pública de ações por mais dois anos.

Nesse período, o Facebook espera virar uma potência na área de publicidade, por meio de um aumento no número de usuários ativos. Hoje, esse número está na casa dos 50 milhões.